Nossa história

  • PDF

O Sindicato faz história

Fundado em 1993, o nosso Sindicato tem uma história de lutas que transformou o perfil da nossa categoria, criando as condições e a estrutura necessárias para uma atuação firme na defesa dos direitos e dos interesses dos trabalhadores da Saúde.

Antes nós fazíamos parte da base territorial do Sindicato dos Empregados em Serviços de Saúde de São Paulo. Tínhamos uma estrutura acanhada: uma pequena subsede com secretária e dentista e um delegado sindical que se deslocava de São Paulo até Sorocaba apenas uma vez a cada 15 dias. Em conseqüência, devido à distância e à falta de estrutura, praticamente não tínhamos um Sindicato que nos representasse de forma concreta e atuante.

A história começou a mudar no dia em que o auxiliar de enfermagem Milton Carlos Sanches, liderando um grupo de trabalhadores que encontram-se na atual diretoria, assumiu o compromisso de criar o primeiro Sindicato dos trabalhadores em estabelecimentos de Saúde da região do sudoeste paulista.
Era o ano de 1993. Parecia uma idéia utópica, um sonho. E Milton acreditava nos sonhos. Ele tinha certeza de que, com trabalho, dedicação e apoio dos trabalhadores, seria possível transformar um sonho em realidade.

Até que, em 1997, conseguimos a autonomia, por meio de desmembramento do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de São Paulo. Naquele ano, junto com a autonomia conquistada pelo Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Sorocaba e Região, surgiram outros três sindicatos que até então faziam parte da base de Sâo Paulo: Guarulhos, ABC e Osasco.

Dos quatro, o único que teve a capacidade de se consolidar e se desenvolver foi o sindicato de Sorocaba. “Para a categoria, melhorou 100%”, avalia o presidente do nosso Sindicato, Milton Carlos Sanches, referindo-se à estrutura que temos hoje colocada a serviço dos trabalhadores da Saúde.